Você é mulher? Saiba o que pode estar atrapalhando sua jornada.


Às vezes, no meio da jornada de perda de peso e/ou ganho de massa magra, as mulheres percebem que seus resultados estão diminuindo ou estagnando. Eu já mencionei fatores que podem atrapalhar sua jornada em um post mais antigo, mas existem mais alguns pontos específicos das caminhadas femininas. No caso das mulheres, é importante observá-los antes de seguir com qualquer plano de ação. Mas quais são esses fatores? E por que eles podem estar te atrapalhando? Siga comigo e eu te explico!

O primeiro fator: pílulas anticoncepcionais

As pílulas anticoncepcionais têm vários benefícios para a saúde feminina, que vão desde a prevenção de gravidez indesejada até o controle de doenças crônicas. Contudo, essa classe de remédios pode afetar o ganho de massa magra e perda de gordura. A questão é que o anticoncepcional pode causar deficiência de várias vitaminas e minerais. Esses nutrientes estão ligados com as funções corporais, e consequentemente, com a queima de gorduras e aumento da massa muscular. A solução não é necessariamente parar o consumo dos anticoncepcionais — o que pode ter efeitos negativos ainda maiores no seu organismo — e sim repor as vitaminas que são perdidas, por meio da suplementação.

O segundo fator: Síndrome do Ovário Policístico (SOPC)

A Síndrome do Ovário Policístico (SOPC) é uma doença que afeta várias mulheres. Além de mexer com diversas funções do corpo e causar desconfortos, a SOPC também cria uma resistência à insulina, alterando também as funções do metabolismo, e atrapalhando a perda de gordura.

A questão da resistência à insulina é bem importante. A insulina é o hormônio responsável por regular a absorção da glicose presente em nosso sangue, e a sua resistência impede o processo. Isso aumenta nossa glicemia (taxa de açúcar no sangue), fazendo com que toda essa glicose (que é um tipo de carboidrato) seja estocada na forma de gordura. Assim, enquanto você se esforça para perder gordura, seu corpo faz o movimento contrário.

Para minimizar essa situação, podem ser aplicadas algumas estratégias nutricionais, de reeducação alimentar. Além disso, a reposição de certas vitaminas e o uso de fitoterápicos também ajudam a diminuir a resistência à insulina e regular o metabolismo.

O terceiro fator: a Tensão Pré-menstrual (TPM)

O terceiro dos fatores que afeta a perda de gordura e ganho de massa magra das mulheres é a Tensão Pré-menstrual (TPM), por trazer efeitos colaterais: estresse e ansiedade, que juntos levam à compulsão alimentar. Dessa forma, as mulheres podem ganhar peso nos momentos de TPM, atrasando sua jornada. A medida a se tomar, portanto, é controlar a ansiedade, por meio da diminuição de estímulos negativos e ocupação da mente, e se necessário, com o auxílio de profissionais.

Com essas dicas em mãos, você será capaz de ver mais resultados em sua jornada. Mantenha sempre o contato com seu médico e seu nutricionista, e cuide da sua saúde sem esquecer nenhum dos elementos que formam ela.

Um abraço do nutri!

Dicas de Nutrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 17 =

Abrir chat
Como posso te ajudar?
Olá, como posso te ajudar?