Dicas para ajudar a controlar a compulsão alimentar na quarentena.

compulsao-alimentar

Fala, pessoal! Hoje eu quero trazer um conteúdo interessante pra quem anda bastante ansioso nessa época de pandemia, e acaba descontando na comida, num processo chamado compulsão alimentar. Uma coisa é verdade: os tempos não são fáceis, e é compreensível que a gente fique mais ansioso. Mas nunca devemos descontar nossas ansiedades na comida (ou até mesmo na abstinência de comida). É necessário mantermos um padrão nutricional adequado, enquanto canalizamos toda energia para outra questão — podemos achar novos hobbies, ou se jogar em hobbies que já conhecemos. Mas digamos que você já acabou passando pela situação da compulsão alimentar, e agora precisa sair dela. Trouxe três dicas super legais para ajudar você a mudar isso. Segue comigo!

Primeira dica: estabeleça uma rotina

A rotina é algo bem importante para manter nosso relógio biológico, e consequentemente, nosso metabolismo, funcionando plenamente. Por mais que a rotina esteja um pouco mais flexível, já que ganhamos o tempo gasto com comuta e trânsito, ter horários definidos para atividades diárias ajuda muito. Estabelecer momentos para acordar, dormir, comer, trabalhar, estudar ajuda bastante a organizar nossas funções hormonais e fisiológicas, e esse controle auxilia na redução da ansiedade.

Segunda dica: faça ao menos quatro refeições diárias

Como já falamos aqui, fazer mais refeições durante o dia auxilia bastante em dois fatores: controle das calorias e dispersão da energia durante o dia. Além disso, é importante fazer isso porque quando passamos muito tempo em jejum, frequentemente corremos direto para as coisas mais doces, gordurosas e calóricas, o que causa ganho de peso e apenas mais compulsão.

Uma boa ideia é dividir as refeições em quatro durante o dia: ao acordar, café da manhã (mesmo que você acorde às 10h); almoço, no começo da tarde; lanche da tarde, por volta das 17h; e jantar, por volta das 20h30. 

Ah, e tenho algumas sugestões para sua dieta também. É possível acrescentar salada, com verduras e legumes, no seu almoço, e raízes (como batata-doce, inhame, macaxeira, entre outros) no jantar. Esses alimentos são bastante ricos em fibras, o que vai trazer mais saciedade para você. 

Terceira dica: não esqueça a hidratação

A hidratação é super importante para nossas funções corporais. Além disso, beber água regularmente ajuda a regular o apetite, já que isso enche sua barriga — só não vale deixar de comer e apenas beber água! A quantidade necessária de água que precisamos tomar diariamente é de 30mL/kg, uma média de 2 a 3 litros diários. 

E uma dica bônus: se você tiver algum deslize, levante-se e siga em frente

É muito importante não desistir ou tentar compensar após um deslize na sua dieta. Se você acabar comendo demais, não pare sua jornada, nem remedie a situação comendo menos no dia seguinte. Isso vai prejudicar seu metabolismo, fazendo com que você engorde muito mais. O ideal é que você siga sua dieta normalmente a partir do dia seguinte, procurando se policiar e evitar que você coma compulsivamente por conta da ansiedade.

Espero que você faça bom proveito dessas dicas, aplicando elas no seu dia-a-dia. Não se esqueça que vai ficar tudo bem, e com os devidos cuidados, sairemos dessa ainda mais fortes. Saúde e um beijo do nutri!

Dicas de Nutrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − onze =

Abrir chat
Como posso te ajudar?
Olá, como posso te ajudar?