Há uma classe de alimentos frequentemente esquecida na rotina corrida do dia a dia, mas que pode ser extremamente útil para você: as frutas. Das menores, como uvas, jabuticabas, morangos e cajás, até as gigantes jacas, melancias e jerimuns (isso mesmo, jerimum é uma fruta!), cada uma delas possui uma série de nutrientes benéficos para sua saúde, e você está deixando tudo isso passar quando come poucas frutas — ou pior, nenhuma. É sobre isso que quero falar no conteúdo de hoje. Espero te convencer do bem que esses alimentos podem te fazer, hein? Vem comigo!
Pense nos bioflavonóides
Nas plantas, os bioflavonóides são substâncias responsáveis por várias coisas, desde fornecer cor até auxiliar no crescimento do vegetal. Mas em nosso corpo humano, esses compostos têm poderosa ação antioxidante, de grande importância na recuperação do organismo. Eles são encontrados em várias frutas frescas, e cada grupo possui um efeito específico.
Variedade de opções
No Brasil, existe uma grande variedade de frutas disponível para consumo, dando opções de substituição para quem não gosta de alguma delas. Assim você pode consumir os mesmos nutrientes sem sofrimento.
Controle do peso e da saúde
Comer frutas diariamente ajuda a manter um peso equilibrado, fornecendo açúcares naturais e na medida, e a prevenir doenças. Diversos estudos apontam a efetividade das frutas na prevenção de doenças cardiovasculares, AVCs, do trato intestinal e até mesmo da visão.
Fibras no seu prato
Frutas são uma classe de alimentos rica em fibras, e muito importantes em nossa alimentação. O consumo diário de fibras influencia positivamente no funcionamento do sistema digestivo, ajudando na saciedade e no movimento intestinal.
Frutas pra todos os gostos
A fruta é versátil, podendo ser consumida de várias formas: em sucos, misturada com outros alimentos, podendo também ser cozida, assada, consumida com e sem casca… enfim, como você desejar.
Praticidade no consumo
Ainda existe a vantagem de podermos comer frutas em qualquer lugar. Basta escolher sua favorita, colocar ela na bolsa e seguir o dia.
Converse com seu nutricionista para que ele possa inserir as frutas que você mais gosta na sua dieta, e tire todo o proveito desse poderoso alimento. Sucesso!