Seu café da manhã pode influenciar na qualidade da sua alimentação.


O café da manhã é reverenciado como a refeição mais importante de todas por bastante gente — nutricionistas, nutrólogos, cozinheiros, entusiastas da nutrição e por aí vai. Hoje, quero trazer um dado que pode fortalecer ainda mais esse argumento. A fonte é um estudo de 2019, que trata sobre a influência do café da manhã na ingestão de energia e qualidade da dieta. Ele foi realizado por quatro pesquisadores na Faculdade de Ciências da Universidade de Sydney, na Austrália. Apesar de ser um estudo bem pioneiro, sem muitos outros similares, os resultados já foram bastante interessantes. Eles com certeza vão fazer você considerar melhorar seu café da manhã. Quer descobrir mais? Então vem comigo!

O estudo

O processo funcionou da seguinte forma: dados da Pesquisa Nacional de Nutrição e Atividade Física (National Nutrition and Physical Activity Survey), realizada entre 2011 e 2012 pelo governo da Austrália, foram analisados cuidadosamente. Depois, os resultados foram comparados com algumas fontes da saúde australiana.

O resultado

No estudo, aqueles que consumiam mais calorias (tinham uma ingestão energética maior) durante o café da manhã consumiram menos calorias durante o dia, o que é um efeito super positivo. Além desse fator específico, eles também consumiram menos açúcares adicionados, gorduras saturadas e álcool. E de quebra, quem comeu mais nesse momento também ingeriu mais micronutrientes e fibras. 

E o que isso significa? Que aquelas pessoas que comem um café da manhã mais reforçado e balanceado podem sentir menos fome durante o dia, e tomarem bastante cuidado com as outras refeições também. 

O que levar pra vida

Como falei um pouco antes, o estudo chega em uma conclusão positiva, mas não bate o martelo sobre os benefícios que apresenta. Mas não custa nada ouvir os nutricionistas, ou até mesmo a crença popular, né? Não esqueça o seu café da manhã!

Corrigir essa refeição é super importante, porque ela representa uma base para todas as outras. Não dá pra pular, nem só fazer pela metade. Siga as instruções do seu nutricionista, e na medida do possível, torne a primeira refeição um momento prazeroso e balanceado, com diferentes classes alimentares e sem exageros. 

Mas atenção: comer um bom café da manhã não é tudo. Mantenha essa atenção nas outras refeições. E vale lembrar que uma dieta só com o café da manhã não se completa, mas também falta algo numa alimentação com tudo menos a base. 

Siga essa dica, bom apetite e um beijo do nutri!

Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 9 =

Abrir chat
Como posso te ajudar?
Olá, como posso te ajudar?