Independentemente de ser atleta, desportista ou praticante de exercício físico em busca de saúde e/ou estética, cada indivíduo é único, com necessidades nutricionais específicas, metabolismo e características genéticas próprias. Assim, quem pratica algum tipo de exercício precisa de um plano alimentar personalizado, criado de acordo com sua individualidade bioquímica.
Na hora de criar uma dieta para alguém, é preciso levar em consideração o sexo do indivíduo, sua idade, a modalidade esportiva praticada por ele, bem como a frequência, intensidade e duração dos exercícios em questão. Isso se dá porque um alimento ou suplemento que é bom para uma pessoa pode não ser para a outra. Não adianta seguir dietas da moda, ou prescrições alimentares e de suplementos que outras pessoas tomam, porque o resultado muito provavelmente não será o mesmo. Cada dieta é e deve ser planejada de forma única.
O primeiro passo para adequar a sua alimentação ao seu tipo de exercício é procurar um profissional Nutricionista, para uma avaliação nutricional criteriosa e completa. Nela, o profissional irá investigar a presença de desequilíbrios ou excessos nutricionais, que possam comprometer o emagrecimento ou ganho de massa muscular de seu paciente.
Assim, com o cultivo de uma alimentação e nutrição adequadas e equilibradas, de acordo com as recomendações e objetivos de cada um, será possível atrelar a prática de exercícios físicos com a melhora do desempenho, e enfim alcançar a sua melhor versão. Pense nisso quando você ouvir o plano alimentar perfeito para um amigo seu, ou ler numa revista sobre a dieta de um ator famoso que promete revolucionar tudo.
Sucesso!