Dicas para recuperar a dieta após a Páscoa


Quando chega a Páscoa, não falta comida para celebrarmos em família. Além do tradicional almoço, com seus próprios méritos, o chocolate consumido na sobremesa também marca presença. E com tanta comida rica em carboidratos e calorias voando por aí, e a gente querendo comemorar junto, nem sempre sustentamos a dieta. Mas tá tudo bem! Hoje eu trouxe algumas dicas para você se recuperar depois desse feriadão, e voltar para sua dieta normal. Vem comigo!

Primeiro: lembre-se que nada está perdido

É muito comum pensarmos que uma vez quebrada a dieta, é quase impossível voltar. Isso faz muitas pessoas desistirem de uma alimentação que estava fazendo bem para elas, se entregando à situação — ou, como popularmente dito, “enfiando o pé na jaca”. Mas saiba que, dentro e fora de feriados, uma recaída não define absolutamente nada, e é possível voltar à dieta sem problemas. Se você quiser aproveitar as comidas servidas em alguma festa ou feriado, não exagere e saiba que no dia seguinte a sua dieta te espera. 

Cuidado com os chocolates que sobraram

No domingo de Páscoa, familiares e amigos costumam se presentear com chocolates de vários tipos: barras, caixas, ovos (sendo alguns deles trufados ou recheados), e por aí vai. Costumamos comer uma parte disso ainda durante o feriado, mas de vez em quando sobram alguns chocolates pela casa, e não perdemos tempo quando o assunto é devorá-los. É aí que mora o perigo! O chocolate pode ser um vilão na sua volta à dieta. O comum chocolate ao leite, por exemplo, é rico em açúcares e gorduras.

Se quiser muito consumir chocolate, reduza o consumo (no máximo 30g por dia) e prefira o meio-amargo, mais rico em antioxidantes e menos calórico. E sejamos francos: chocolate branco, nem pensar! Ele é formado apenas de manteiga de cacau, leite e açúcar, e sequer possui os benefícios do chocolate comum. Se você quer se desintoxicar da páscoa, evite ingredientes que potencializem essa intoxicação ao invés de combatê-la. E já que falamos em detox…

Experimente um detox pós-Páscoa

Com “detox pós-Páscoa”, não estou me referindo a uma daquelas dietas mirabolantes e altamente restritivas que você vai encontrar na internet. Essas dietas milagrosas só costumam deixar você com nutrientes abaixo do requerido, fazendo mais mal do que bem. Existem certos alimentos que ajudam a regularizar sua função corporal, mas eles não devem substituir nada de bom e que já funcione, e sim serem acrescentados à dieta de forma natural. 

Alimentos ricos em fibras, como os grãos integrais, ajudam na função intestinal, eliminando toxinas. Os vegetais crucíferos (couve-rábano, repolho, couve, brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor, couve-de-folhas, nabo, bok choy, entre muitos outros) são ricos em vários compostos que possuem efeito antioxidante e promovem a desintoxicação, como enxofre e indol-3-carbinol. A vitamina A encontrada no salmão e no atum, e os carotenoides encontrados em abóboras e cenouras possuem efeito antioxidante. Alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão, toranja, goiaba, acerola, açaí, morango, entre outros) também possuem esse efeito.

Além desses ingredientes, não deixe a hidratação de lado. A água é um importante veículo para a eliminação das toxinas que ficam em nosso corpo. Além de consumi-la normalmente, você pode comer frutas com alta quantidade de água (uva, maçã, pera, melancia e pêssego).

Mantenha suas atividades físicas em dia

Uma boa forma de voltar aos eixos após feriados como a Páscoa é unindo dieta e exercícios. Mesmo de casa, eles complementam sua alimentação como ninguém, servindo como um incentivo. Além disso, uma rotina de exercícios ajuda na eliminação de certas toxinas. Exercite-se corretamente e mantenha sua dieta durante o processo. 

Curtiu as dicas? Então aplique-as em sua rotina pós-Páscoa, e mantenha os cuidados no próximo feriado que aparecer, evitando exageros ao máximo.

Saúde!

Dicas de Nutrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 5 =

Abrir chat
Como posso te ajudar?
Olá, como posso te ajudar?