Tem diabetes tipo 2? Tente não pular o café da manhã

diabetes tipo 2

Pacientes com diabetes mellitus tipo 2 precisam tomar cuidado especial com a alimentação — especialmente no que diz respeito à frequência de refeições. É isso que diz um estudo recente, realizado na Universidade Prefeitural de Medicina de Kyoto (Japão) e publicado na revista Nutrition (dos Estados Unidos). Hoje quero trazer essa notícia pra você, e explicar um pouco sobre como pular o café da manhã pode te atrapalhar no monitoramento da sua glicemia.

Deixar passar o café da manhã pode aumentar seus níveis de hemoglobina glicada

A hemoglobina glicada, também chamada de Hb glicada ou pela sigla HbA1c, é uma forma de hemoglobina presente em nosso sangue, formada por meio da ligação de glóbulos vermelhos (hemoglobina) com o açúcar sanguíneo. Por isso, a presença da hemoglobina glicada é o principal fator na medição da glicemia (açúcar no sangue) em pacientes com diabetes (tipo 1 e tipo 2); quanto mais açúcar, mais alta a glicemia.

A mudança nos níveis dessa substância representa o que chamamos de variação glicêmica. Essa flutuação, que observa a mudança nos níveis de açúcares no sangue durante um determinado período de tempo, precisa ser o menor possível. Assim, o controle da ingestão de açúcar fica mais fácil. É aí que mora o perigo: ficar sem tomar café da manhã encoraja o aumento da Hb glicada, causando uma grande variação glicêmica e atrapalhando o controle dos níveis de glicose no sangue.

O que diz o estudo?

No estudo que inspirou esse post, os participantes com diabetes tipo 2 que pulavam o café da manhã apresentaram um aumento na hemoglobina glicada durante o dia, o que caracteriza uma variação glicêmica. Isso atrapalha bastante o controle dos índices de glicose, além de causar outras complicações relacionadas indiretamente com a diabetes. É por isso que não basta cortar certos ingredientes da sua alimentação; é importante que a sua dieta também inclua a quantidade adequada de alimentos.

Diminua a chance de que isso aconteça com um acompanhamento nutricional

Esse estudo é só mais uma prova de que o acompanhamento nutricional adequado é fundamental no controle de doenças como a diabetes mellitus. Por meio da nutrição, você consegue evitar ingredientes nocivos, consumir receitas práticas e não precisar pular nenhuma refeição. Afinal de contas, muitas vezes pulamos essa refeição na pressa do dia-a-dia, porque não temos costume, ou até mesmo por conta da nossa preguiça de montar pratos apetitosos. Com um nutricionista do seu lado, você nunca mais vai precisar — ou querer — pular qualquer refeição. Principalmente o café da manhã, que é tão importante para o controle da sua diabetes tipo 2!

Notícias

cafedamanhadiabetestipo 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + oito =

Abrir chat
Como posso te ajudar?
Olá, como posso te ajudar?