Estagnou? Siga essas dicas e potencialize seus resultados.


É muito comum, em nossa jornada esportiva, perceber que estagnamos em nossa evolução — seja na queima de gordura ou no ganho de massa magra. É nesse momento onde podem surgir várias frustrações, já que estamos seguindo uma rotina que funcionou por tanto tempo, e que só agora resolveu “dar problema”. Essa pode ser a hora de mudar. Por isso, trouxe algumas dicas para você aplicar e conseguir potencializar seus resultados. Siga comigo para descobrir!

A mudança de estímulo é necessária

“Em time que está ganhando não se mexe”. Essa é uma frase muito dita pelos brasileiros, que provavelmente você já ouviu, ou até mesmo falou. Mas se nos esportes em grupo essa regra não é sempre válida, em nossa jornada pessoal ela também não é. Quando o assunto é nutrição e exercícios, o time precisa ser periodicamente mudado para ganhar sempre!

Quando passamos muito tempo seguindo uma determinada rotina (incluindo rotinas de nutrição e exercício), nosso metabolismo se adapta a ela. Sem uma mudança, seja negativa ou positiva, a velocidade e o trabalho do nosso metabolismo permanecem no mesmo lugar. É nesse momento onde estagnamos. Mas nem precisa se preocupar, porque a solução é mais simples do que se imagina. 

Comece a mudar sua rotina periodicamente

Em vez de nos acostumarmos com um padrão de dieta e exercícios por um tempo indeterminado, o ideal é que a mudança desses indicadores seja feita periodicamente (normalmente a cada três meses). Assim, justo quando o metabolismo vai se adaptar, a gente troca os padrões.

As trocas em si são bastante tranquilas: no campo dos exercícios, podem ser empregados novos movimentos, uma mudança nas séries, diminuição ou aumento nas intensidades e até treinos completamente diferentes. Já na alimentação, podemos mexer na ingestão dos macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras), aumentando ou diminuindo conforme a necessidade. Suplementos também podem ser trocados seguindo a mesma lógica, tanto em dose quanto em tipo.

Lembrando que o resto dos aspectos da sua rotina pode permanecer o mesmo, ok? Isso inclui a hora que você acorda e dorme, quando você se exercita, o momento em que você faz as refeições… não ser capaz de mudar esses indicadores é perfeitamente normal e compreensível. 

Esteja sempre em conexão com seu nutricionista e profissional de educação física responsável. Eles são os profissionais capacitados para definir quais são as mudanças necessárias para você, e como elas serão realizadas — cada um em sua área de atuação, obviamente. Por isso, quando você sentir que sua jornada estagnou, movimente-se! 

Saúde e um salve do nutri!

Dicas de Nutrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − quatro =

Abrir chat
Como posso te ajudar?
Olá, como posso te ajudar?