Chás são bebidas feitas pela infusão (ou seja, fervura) das mais diversas folhas, frutas e pétalas de flores. Eles podem ser preparados usando plantas a granel, com ou sem o auxílio de um difusor, ou nos famosos saquinhos já prontos. Dá até para misturá-los entre si e com sucos de fruta! Quentes ou gelados, eles brilham sozinhos e acompanhados de alimentos igualmente deliciosos.
Além do sabor único, essas bebidas também possuem diversos benefícios para a saúde, com alguns deles sendo considerados medicinais. Mas seja você um daqueles que procura apenas uma bebida saudável, ou um dos que está atrás do sabor, hoje quero te ajudar a entender tudo sobre chás. Vem comigo na dica de hoje!
Branco, verde, oolong e preto: mesma planta, diferentes chás
Quatro dos chás mais populares no Brasil e no mundo pelo seu sabor e benefícios são extraídos da mesma planta: branco, verde, oolong e preto. Todos eles são feitos usando as folhas da Camellia sinensis, conhecida popularmente como chá-da-índia, e cada um deles usa um processo diferente para existir, considerando a oxidação natural das plantas, o que confere a eles cores e sabores únicos. Eles são perfeitos para serem consumidos sozinhos, com suco de frutas ou outros chás.
O menos processado dos quatro é o chá branco, processado apenas o suficiente para tornar-se apropriado para uma infusão. Depois dele, vem o chá verde, que é seco rapidamente para evitar a oxidação. O chá oolong, mais popular na China, é oxidado por 2 a 4 horas. O mais processado dos quatro é o chá preto, que também é o mais consumido do mundo. Essa ordem também é a de força, com o chá branco sendo o mais fraco deles, e o preto, o mais encorpado.
Todos chás extraídos dessa planta possuem seus benefícios únicos. Pra citar alguns: o chá branco é rico em oxidantes; dá para conseguir uma boa quantidade de cafeína com o chá verde; o chá oolong possui um efeito levemente calmante; e o chá preto pode até mesmo diminuir a chance de derrames.
Contudo, fique atento: todos eles incluem ao menos alguma quantidade de cafeína, elemento presente naturalmente nas folhas da Camellia sinensis. Se você evita a cafeína em qualquer quantidade, fique longe deles. E nada de tomá-los antes de dormir!
Chás de frutas: sabor com benefícios deliciosos
Os chás de frutas são extraídos das folhas, cascas e polpas de diferentes frutas. Além do sabor do fruto produzido pela planta, eles frequentemente trazem benefícios e propriedades medicinais.
O chá de maracujá, feito com as folhas e até mesmo a polpa, tem qualidades calmantes. Já o chá do limão, feito com folhas e cascas da fruta, tem propriedades anti-inflamatórias. Esses dois são apenas um exemplo de todos os chás possíveis. Faça sua pesquisa e experimente!
Chás florais e herbais: características únicas com efeitos medicinais poderosos
Por fim, mas não menos importantes, quero citar os chás florais e herbais. Eles são extraídos, respectivamente, das mais variadas flores e plantas, e além de ter sabores deliciosos e únicos, muitas vezes são considerados medicinais. Eles também possuem zero cafeína, e são completamente seguros para consumo próximo da hora de dormir.
O Brasil tem uma cultura popular extensa com chás herbais e florais, que não são usados apenas como bebidas, mas também como poderosos remédios para várias condições. Grandes exemplos são os calmantes camomila (extraído de uma flor), valeriana, capim-santo, erva-cidreira e erva-doce (todos extraídos de plantas). Os chás de hortelã, mastruz, carqueja e boldo-do-chile, usados para cuidar do trato intestinal, também são extraídos de plantas. E isso tudo sem contar o sabor único e delicioso de todas essas plantas, que também podem ser misturadas entre si e com sucos frescos, em preparações quentes e geladas.
É graças a esses e muitos outros fatores que os chás são uma ótima opção para quem quer uma bebida rápida, simples e gostosa, e também para quem deseja tratar e prevenir várias condições de saúde. Por isso, aventure-se no mundo dos chás com esse guia em mente, e aproveite as experiências únicas que nossa natureza pode fornecer!